A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) orientou crianças da creche Elza Lira, no Benedito Bentes, sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
As crianças assistiram a filmes educativos, aprendendo a como deixar o ambiente livre do Aedes aegypti, impossibilitando que a fêmea coloque seus ovos e se reproduza.
Os estudantes também conheceram a anatomia do mosquito e o seu ciclo de vida, a partir de um material feito de biscuit, que foi levado para as crianças visualizarem e ainda participaram de uma oficina de pintura.
Realizar essa ação, como afirma a técnica pedagógica Soraya Moura, é muito importante porque além de conscientizar os alunos, toda a família é envolvida no combate às arboviroses.
“A expectativa é que as crianças levem as informações para seus familiares. Esse trabalho de conscientização vai despertando o olhar da família para os cuidados que devem ser tomados”, explicou.
José Henrique, 6 anos, conta o que aprendeu com a iniciativa: “O mosquito da dengue faz dodói, deixa a gente doente e com dor de cabeça. Para não ficar doente, a gente não pode deixar a água parada e tem que passar repelente”, contou.