Treze instituições em oito municípios alagoanos participam da 21ª Semana Nacional de Museus. O evento teve início nesta segunda-feira (15) e segue até o próximo domingo (21).
Em todo o país, mais de 1.100 instituições participam desta edição, promovida anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio (quinta-feira). O tema deste ano é “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.
Em Alagoas, participam instituições nos municípios de Coruripe (Memorial Coruripense), Junqueiro (Memória de Junqueiro), Maceió (Herbário Mac do IMA/AL, Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea, e Museu de História Natural da Ufal), Palmeira dos Índios (Escola Estadual Indígena Cacique Alfredo Celestino e Museu Xucurus de História, Arte e Costumes), Pão de Açúcar (Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos), Santana do Ipanema (Museu Histórico e de Artes Darras Noya), São Miguel dos Campos (Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes) e União dos Palmares (Casa Museu Anhumas, Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva e Espaço de Memória Indígena Alagoana Geová José Honório da Silva).
A programação completa pode ser conferida AQUI.
Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a edição deste ano destaca a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, apoiando três objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas: saúde e bem-estar global, ação climática e vida na terra.
“Em 2023, os museus e instituições culturais e educativas participantes realizarão mais de 3.500 atividades em todas as regiões brasileiras inspirados pelo tema, como exposições, visitas guiadas, palestras, oficinas e apresentações musicais e teatrais”, informou o Ibram.
Com Agência Brasil