Nesta segunda-feira (8), Dia Nacional do Turismo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apresentou números robustos da atividade no estado. De acordo com a Pasta, durante todo o ano de 2022, mais 2,2 milhões de turistas nacionais e internacionais visitaram Alagoas, injetando cerca de R$ 4 bilhões na economia.
Segundo dados da Superintendência de Promoção Marketing de Produtos e Destinos da Setur, estima-se que 600 mil turistas circularam pelo estado na alta temporada de verão 2022/2023, movimentando R$1,2 bi na economia alagoana.
A última temporada de cruzeiros foi também uma das mais movimentadas da história, aponta a Setur. Entre dezembro de 2022 e março de 2023, foram nove navios, de três companhias diferentes, com 21 escalas no Porto da capital que trouxeram uma média de 73 mil turistas de todo o mundo para movimentar R$ 43 milhões da economia alagoana.
Para a Secretaria, os bons números são atribuídos à política assertiva de novos investimentos em promoção, estruturação e marketing do Destino, feitos pelo Governo do Estado.
“Hoje é um dia muito especial para todos que fazem o turismo em Alagoas. Em especial porque temos muito a comemorar”, festejou a secretária de estado do Turismo, Bárbara Braga, para depois citar os investimentos.
“Expandimos a nossa malha aérea nacional e internacional, fomos destaque no crescimento da rede hoteleira, quando atingimos a marca de 40 mil leitos em todo o estado, um dos maiores crescimentos do país no período pós-pandêmico, e estamos promovendo ações de impacto no Brasil e no mundo, em parceria com os principais players do mercado. Dessa forma iremos garantir que o setor siga sendo um dos principais propulsores da economia, gerando cada vez mais renda, emprego e oportunidades para todos os alagoanos, do Litoral ao Sertão”, pontuou.
Feriados
Acumulando oito feriados como destino preferido no mercado nacional, Alagoas esteve no topo do pódio em operadores e players como CVC, Decolar, Azul Viagens, Booking, entre outros.
Só na primeira, considerada a maior operadora de turismo da América Latina, o estado foi líder em vendas durante todo o ano de 2022 e o mais procurado na última alta temporada de verão, informa a Setur.
Visando expandir ainda mais o setor, a Secretaria informa que passa a investir também na diversificação dos produtos turísticos, com lançamento do destino direcionado ao segmento de luxo marcado para esta semana, em evento com agentes e operadores do setor em São Paulo (SP).
Já para o mercado internacional, a Setur prepara uma ação para mais de cem agentes de viagem e operadores argentinos, visando promover o estado no país vizinho, maior mercado emissor de turistas internacionais para as terras alagoanas.
Voltado à Europa, a Secretaria lança nova etapa do plano de marketing feito em parceria com a TAP, principal companhia aérea portuguesa, que irá promover o destino nos principais países do velho continente.
Rede hoteleira
Além dos mais de 40 mil leitos disponíveis na rede hoteleira alagoana, outros 15 empreendimentos estão em construção no estado e serão entregues nos próximos anos. A Setur atribui a expansão à política de concessão de incentivos fiscais e locacionais do Governo do Estado.