Ex-aluna da Escola SESI Cambona, a alagoana Ana Júlia Monteiro está de malas prontas para seguir viagem rumo aos Estados Unidos. Antes, porém, ele esteve na cidade do Pilar, onde a Prefeitura vem promovendo uma verdadeira revolução ao investir em tecnologia para fortalecer o processo de aprendizagem na rede pública de ensino.
E uma das ferramentas é a robótica, cujo trabalho de iniciação desenvolvido na Escola Municipal Sueli Chagas chamou a atenção da jovem empreendedora.
Nessa quarta-feira (3), Ana Júlia foi recebida pelo prefeito do Pilar, Renato Filho, que convidou a estudante para conhecer as ações do Município voltadas à educação e ao empreendedorismo com foco no desenvolvimento sustentável.
A estudante é a autora de projetos já reconhecidos internacionalmente, a exemplo do Ecosururu, por meio do qual criou uma telha feita com a casca do molusco encontrado em abundância em Alagoas. A telha derivada da casca, inclusive, chega a ser 250% mais resistente que a convencional.
Foi com este projeto que Ana Júlia se tornou a única representante da América Latina a figurar entre as dez finalistas da 1ª edição do Global Student Prize, criado em 2021 pela Varkey Foundation, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e já considerado o Prêmio Nobel da Educação.
Convite
A estudante foi selecionada entre mais de 3,5 mil inscrições realizadas em 94 países, sendo reconhecida por promover impactos reais nos âmbitos escolar e social.
“Fiz o convite à Ana Júlia após acompanhá-la por meio das redes sociais. Acho fantástico o trabalho que ela desenvolve, entusiasmando, agora, os estudantes aqui do Pilar. Já tem uma startup nessa área e é realmente um exemplo a ser seguido”, disse Renato Filho.
“Estou muito feliz em poder recebê-la antes de sua viagem para os Estados Unidos, onde, a partir de agosto, ela vai estudar robótica numa das melhores faculdades do mundo”, acrescentou o prefeito responsável pelo Inova Pilar Expert – programa que financia 15 projetos de startups criados para solucionar demandas da população pilarense, em parceria com o Senai Alagoas.
Ana Júlia mostrou-se encantada com a estrutura da Escola Sueli Chagas, onde conversou com dezenas de alunos sobre aspectos como inovação e liderança, sem esquecer, é claro, a magia que a ciência é capaz de despertar.
“Tenho 19 anos e participo de competições de robótica, nacionais e internacionais, desde os 12. Foi muito gratificante vir ao Pilar e conhecer esse sistema de robótica da rede pública municipal, o que é incrível porque não se vê esse tipo de oportunidade por aí. É um projeto incrível. Estão todos de parabéns”, declarou Ana Júlia.