Maceió, AL

30°C
Clear sky

Copa René Bertholet começa nesta sexta-feira (17)

Maior competição de futebol do trabalhador do Nordeste é promovida pela Cooperativa Pindorama
Final é disputada em 1° de maio, Dia do Trabalhador e, coincidentemente, aniversário de morte do fundador da Cooperativa Pindorama, o franco-suíço René Bertholet (reprodução)

A Cooperativa Pindorama promove, nesta sexta-feira (17), a abertura do maior e mais tradicional torneio de futebol amador do Nordeste, voltado ao trabalhador. Trata-se da Copa René Bertholet.

Iniciada ainda no final da década 1980, o torneio é disputado por equipes de futebol amador formadas por trabalhadores da região Sul de Alagoas, os quais, tradicionalmente, em sua maioria, são colaboradores da Cooperativa Pindorama e demais indústrias e empresas daquela parte do estado.

PUBLICIDADE


Organizada pela Comissão de Esporte e Lazer de Pindorama (CELP) e realizada pela própria Cooperativa, a Copa René Bertholet edição 2023 já se inicia nesta sexta-feira (17), a partir das 18h, quando o maior detentor de títulos da competição (15 taças), e atual campeão, CESP, enfrenta a equipe do Baixo Piauí, no Campo Central de Pindorama.

A partida terá transmissão ao vivo pelo Canal da Cooperativa no YouTube. Para o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, além da tradição em si, a Copa René Bertholet é um grande instrumento de interação para colaboradores e moradores da região.

“Além do fato de ser o futebol, com seu mix de emoções e sentimentos, essa competição fortalece sua tradição, ano a ano, pela grande importância que tem no que se refere à interação, ao estreitamento das relações pessoais, ao entretenimento proporcionado ao trabalhador, que merece esse momento”, disse Klécio Santos.

Vice-presidente da Cooperativa, Carlos Roberto Santos, o Carlão, destacou a quantidade de pessoas envolvidas na competição.

“São 32 equipes disputando a Copa. Nesse meio tempo, temos o envolvimento de cerca de 20 jogadores por time, além de organizadores, equipe de apoio e arbitragem. São mais de 1 mil pessoas envolvidas na competição, isso sem contar os torcedores, o que mostra a magnitude da nossa copa”, contabilizou Carlão.

Formato de disputa

Ao todo, 32 equipes se enfrentarão em 31 jogos totais até a grande final. As partidas, que já começam na fase de oitavas de final, serão disputadas em jogos apenas de ida, com o respectivo vencedor passando de fase. Os confrontos foram definidos por meio de sorteio.

A grande final da Copa René Bertholet é tradicionalmente disputada em 1° de maio, Dia do Trabalhador e, coincidentemente, aniversário de morte do fundador da Cooperativa Pindorama, o franco-suíço René Bertholet, que faleceu em 1969.

A taça da competição 2022 foi disputada por CESP e Conceição, com o primeiro vencendo pelo placar de 7 x 1 e sagrando-se mais uma vez campeão.

Para o diretor-secretário da Pindorama, Antônio de Oliveira, a realização da Copa René Bertholet é um meio de destacar o trabalhador como peça principal do desenvolvimento da região.

Serão 32 equipes que se enfrentarão em 31 jogos totais até a grande final

“A competição é parte de um todo, e esse todo é a homenagem do Dia do Trabalhador. Com a Copa René Bertholet, nós temos a possibilidade de estender essa homenagem a todos os trabalhadores de nossa região, ampliando o tempo de comemoração e usando a visibilidade que o futebol proporciona para destacar a força e a importância de cada um deles”, destacou Oliveira.

Presidente da Comissão de Esporte e Lazer de Pindorama-CELP, Amaro Doralindo disse que, apesar de a copa ser de futebol amador, o nível é profissional.

“Nossa competição lida com paixão. Apesar de ser futebol amador, aqui todo mundo quer ganhar, o que eleva nossa competição a um nível profissional. Temos jogadores de qualidade, temos torcedores apaixonados, uma equipe organizadora dedicada e uma diretoria extremamente colaborativa. Por isso nossa copa tem a tradição de mais de trinta anos e todo esse tamanho”, enfatizou.

As equipes que participarão da edição 2023 da Copa René Bertholet são: CESP, Conceição, Vasco, Galáticos, Baixo Piauí, Real Madrid, Bahia, Barcelona, Bragantino, Espigão, Destilaria, Mast Duda, CVP, Santa Cruz, Prosperidade, Madureira, Konrad, Santa Terezinha, Bonsucesso, Palmeirinha, Vila Operária, Botafogo, Flamengo da Quadra “S”, Flamengo Pescoço, Alto Piauí, Palmeira Alta, Imbira, Mangabeira, Chã da Lagoa, Chelsea, Santa Margarida e Conexão.