O grupo Katie, do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove o minicurso de imersão tecnológica para mulheres (ITM). A iniciativa tem o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). O propósito é promover a equidade na área da tecnologia, levando noções de computação de forma inclusiva e acessível a elas.
A atividade acontecerá no próximo sábado (18), das 10h às 15h, no laboratório do programa Oxetech, localizado no Centro de Inovação do Polo Tecnológico, em Jaraguá. O grupo Katie é formado por mulheres do Instituto de Computação da Ufal. Serão disponibilizadas 25 vagas.
O curso é gratuito e contará com parte teórica. Serão apresentadas histórias de mulheres que marcaram a área da tecnologia e uma parte prática com dinâmicas interativas. Para participar, basta fazer a inscrição até a próxima sexta (17), clicando AQUI.
Segundo Noemy Oliveira, estudante de Ciência da Computação da Ufal, o objetivo principal é inserir mais mulheres em uma das áreas que mais crescem no mundo, a tecnológica.
“Nosso objetivo é incentivar mais pessoas, especialmente mulheres, a explorarem a área, reduzindo as taxas de desistência e afastamento e aumentando a representatividade no setor”, disse a estudante.
O projeto é coordenado pela professora do curso de Ciência da Computação da Ufal de Arapiraca, Raquel Cabral. O curso já está na sua segunda edição e a terceira já tem data marcada, dia 25 de março.