No Dia Internacional da Mulher, Alagoas ganhou o primeiro Ambulatório de Endometriose do estado e uma Sala de Amamentação. Instalados no Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), em Maceió, os equipamentos foram inaugurados pelo governador Paulo Dantas, nesta quarta-feira (8).
No Ambulatório de Endometriose, as mulheres poderão identificar o problema e realizar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A doença se caracteriza por uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.
A endometriose atinge uma em cada dez mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. A doença causa dores intensas durante o período menstrual, que podem incapacitar a mulher de exercer atividades habituais. O problema também dificulta a gravidez. A infertilidade, inclusive, está presente em cerca de 40% das mulheres com a doença.
“A endometriose atinge milhões de mulheres no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil são mais de 7 milhões. Agora, em Alagoas, estamos oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade por meio do SUS. Além de um hospital completo, damos mais esse passo no cuidado com a saúde das mulheres”, disse o governador.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o Dia Internacional da Mulher é marcado como símbolo de conquistas e o Ambulatório Alagoano de Endometriose é mais uma destas.
“O acompanhamento médico é fundamental para minimizar os impactos e, por isso, estamos disponibilizando mais este serviço à população alagoana”, salientou Gustavo Pontes.
Sala de Amamentação
As puérperas também ganharam um espaço de acolhimento no Hospital da Mulher, com a inauguração da Sala de Amamentação humanizada, que auxiliará as mamães durante as primeiras horas de vida do bebê.
“As primeiras horas de vida de um bebê são as mais importantes do desenvolvimento dele e sabemos que o leite materno é rico em todos os nutrientes. Por isso, é mais importante ainda que as mães tenham o apoio necessário para ofertar amor para seus filhos”, concluiu a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas.
Também prestigiaram o evento a primeira-dama, Marina Dantas; as secretárias do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva; da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas; e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Carol Balbino; os deputados estaduais Dr. José Wanderley e Silvio Camelo; o reitor da Uncisal, Henrique Costa, além de diretores e de unidades de saúde do Estado.