Maceió, AL

30°C
Clear sky

Ecopeneiras fazem recolhimento mais eficiente dos microlixos nas praias

Seis dessas ferramentas passaram a ser utilizadas pela Sudes para aprimorar a limpeza urbana e preservar o meio ambiente
Os equipamentos, idealizados pelo ativista paranaense Diego Saldanha, se juntam a outras ferramentas que a Prefeitura já utiliza na limpeza da orla (fotos: Jonathan Lins / Secom Maceió)

Ecopeneiras são equipamentos produzidos para o recolhimento mais eficiente dos “microlixos”, resíduos de pequenas dimensões, que acabam escapando do processo de limpeza pública diária.

Seis dessas ferramentas passaram a ser utilizadas pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) com o objetivo de aprimorar ainda mais a limpeza urbana de Maceió e preservar o meio ambiente.

PUBLICIDADE


As Ecopeneiras são utilizadas na faixa de areia próxima do Posto 7, Marco dos Corais, Lopana, Kanoa, Posto do Corpo de Bombeiros e da Capelinha de Jaraguá.

Os equipamentos, idealizados pelo ativista paranaense Diego Saldanha, se juntam a outras ferramentas que a Prefeitura já utiliza na limpeza da orla para coletar materiais como bitucas de cigarro, tampas de cerveja, lacres de latas, fragmentos de plásticos, entre outros que escapam na limpeza tradicional.

Para Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, ideias inovadoras e eficientes devem ser replicadas, ainda mais quando envolve a preservação do meio ambiente.

Ecopeneiras são utilizadas na faixa de areia próxima do Posto 7, Marco dos Corais, Lopana, Kanoa, Posto do Corpo de Bombeiros e da Capelinha de Jaraguá

“Fizemos alguns testes e a Ecopeneira foi aprovada para nos auxiliar na limpeza da faixa de areia. Pode parecer algo pequeno, mas os microlixos são altamente perigosos para a vida marinha. Então, a ferramenta será importante no cuidado com a natureza, além da manutenção da limpeza de um cartão postal da cidade”, disse.

Varredeira

Em dezembro do ano passado, a Sudes já havia iniciado a utilização de outro equipamento para a limpeza e higienização do calçadão da orla, a Varredeira Elétrica, que é capaz de atuar em diversas superfícies e realizar uma limpeza eficiente, mesmo em áreas extensas.

A máquina, que é comandada por um gari, coleta resíduos pela vassoura central para um depósito com capacidade de 135 litros e conta com uma varredeira de sucção que, graças ao seu sistema, é capaz de garantir a filtragem total de poeira fina, mesmo na ausência de água, liberando ar limpo no ambiente durante toda a operação.

“Temos utilizado a tecnologia ao nosso lado visando aumentar as opções de ferramentas para cuidar da limpeza da cidade. Aperfeiçoando nossos serviços, teremos uma cidade sempre limpa, confortável e pronta para receber visitantes, que irão aproveitar as beleza naturais e apreciar nosso cuidado com o meio ambiente”, completou a diretora.