Maceió, AL

30°C
Clear sky

Conheça os projetos da Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência

Dentre as ações mais urgentes estão: o Censo da Pessoa com Deficiência e uma central de bem-estar animal
Aline Rodrigues: "Agora que existimos, vamos fazer valer nossa criação" (foto: Ascom)

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF) foi uma das quatro novas Pastas criadas pelo governador Paulo Dantas, ao tomar posse para o segundo mandato. O órgão é comandado pela assistente social Aline Rodrigues dos Santos, especialista em Direitos e Políticas Públicas. Dentre as ações e projetos mais urgentes que pretende desenvolver está a realização do Censo Estadual da Pessoa com Deficiência.

Em entrevista ao Alagoas Notícia Boa (ALNB), Aline Rodrigues disse que considera a iniciativa fundamental para o desenvolvimento e execução de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

PUBLICIDADE


“Nós temos algumas prioridades. Uma delas é lançar o Censo da Pessoa com Deficiência. Na minha opinião, para pensar políticas públicas que sejam, de fato, transformadoras na vida das pessoas nós precisamos entender quem são essas pessoas e quais são suas necessidades. O censo vai ser determinante para isso”, considera Aline Rodrigues, que antes de assumir o novo cargo, foi secretária da Assistência e Desenvolvimento Social.

Em setembro do ano passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais.

O estudo revela que no Brasil existem 17,2 milhões de pessoas com deficiência. Isso corresponde a 8,4% da população. E a maior proporção delas vive no Nordeste (9,9%).

Demanda antiga

Aline Rodrigues lembra que a criação da SECDEF era uma demanda antiga dos alagoanos com deficiência e de suas famílias. A Pasta, inclusive, conta com a Superintendência de Políticas para os Direitos da Pessoa com Deficiência, instituída pela secretária.

“Agora que existimos, vamos fazer valer nossa criação. O Censo da Pessoa com Deficiência, que mencionei anteriormente, vai ser fundamental para identificar quais as necessidades mais urgentes dessa parte da população”, destaca Aline Rodrigues.

O organograma da SECDEF possui três secretarias executivas: “A da Cidadania, que abriga as Superintendências de Promoção, Fortalecimento e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Defesa e Proteção dos Animais. A da Pessoa com Deficiência, com a Superintendência de Políticas para os Direitos da Pessoa com Deficiência. E a de Gestão Interna”, citou a secretária.

Bem-estar animal

Outra iniciativa urgente, que está no radar da SECDEF, é a criação de uma central de informações sobre bem-estar animal e um canal de denúncias para maus-tratos.

“Os direitos dos animais ainda são muito pouco conhecidos e, por consequência disso, muito violados. Precisamos mudar essa realidade e esses canais vão ser ótimas ferramentas nesse sentido”, avalia a secretária.

Aline Rodrigues diz que está muito entusiasmada com o trabalho à frente da Secretaria da Cidadania e da Pessoa com Deficiência.

“Montamos uma equipe que está empenhada na missão de melhorar a qualidade de vida do nosso povo; especialmente das pessoas com deficiência, das crianças, dos adolescentes, das pessoas idosas e dos animais, que são o público-alvo das políticas que vamos implementar”, conclui.