José Clayton Neves (21 anos) já tem carteira de trabalho digital e conta com apoio da Prefeitura de Maceió para conseguir seu primeiro trabalho formal.
Ele é um dos beneficiários do projeto Brota na Grota, da Secretaria Municipal de Trabalho (Semtabes), que levou ações de inovação e inclusão àquela comunidade.
“No momento, estou precisando de um emprego para me ajudar. Hoje, não trabalho fixo. Quero conciliar emprego com estudo”, explicou o rapaz.
Além do José Clayton, outros 25 trabalhadores foram inseridos no banco de dado do Sistem Nacional de Empregos (Sine) gerenciado pela Prefeitura de Maceió.
39 feirantes e mais 15 jovens com idades entre 16 e 29 anos residentes na comunidade também foram cadastrados pelo pessoal da Semtabes.
Para o secretário municipal do Trabalho, Maurício Filho, o objetivo da ação na Grota do Cigano é inserir mais jovens no mercado de trabalho.
“Além dos atendimentos e cadastro de currículos, também abraçamos a comunidade. Todas essas ações possibilitam a geração de renda”, explica o secretário.
Objetivos do projeto
O Brota na Grota, projeto de inovação e inclusão, pretende criar oportunidades e melhorar a vida dos moradores de mais de 100 grotas em Maceió.