Maceió, AL

30°C
Clear sky

Respeite o uso preferencial do assento no transporte coletivo

Em Maceió, campanha objetiva garantir uso preferencial de assentos para portadores de transtorno do espectro autista
Adesivo ao lado de assento preferencial em ônibus do transporte de passageiros que circula em Maceió

Nos ônibus do transporte de passageiros de Maceió, os assentos preferenciais são para pessoas com deficiência, obesas, com bebês e idosos, além daquelas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

É preciso que se “Dê Lugar ao Respeito”. É preciso que se respeite a preferência por este público e não se ocupe o lugar indevidamente, nas centenas de ônibus à disposição da população. Em cada um deles, há até seis assentos preferenciais.

PUBLICIDADE


Para deixar claro que os assentos têm uso preferencial, a Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT) lançou a campanha “Dê Lugar ao Respeito” com apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sinturb).

“Objetivo é atender a pessoas com o espectro autismo e seus familiares. Buscamos um atendimento plural no transporte público de passageiros”, destacou o diretor da SMTT Maceió, Glauco Oliveira.

Vamu Especial: 458 cadastrados

Dados da Divisão de Cadastros da SMTT mostram que Maceió tem 458 usuários cadastrados como Cartão Vamu Especial. Nos ônibus, os assentos para este público são identificados com a cor amarela. Ou seja, estão visíveis!

Nos coletivos, também existem espaços reservados para cadeirantes e outros tipos de deficiência. Sensível à campanha da SMTT/Maceió, a Associação dos Municípios Alagoanos (Ama) também aderiu à conscientização da população.

“Esse tipo de sinalização faz com que a pessoa consiga estar ali, com mais conforto e diminuindo os preconceitos. Acaba sendo um trabalho realizado com a sociedade em geral”, informou Silvia Cristiane Costa, da SMTT.