Maceió, AL

30°C
Clear sky

IPTU pode ser pago com desconto de 15% até o dia 31 de janeiro

Imposto também pode ser pago com 10% de desconto ou parcelado em dez vezes, sem abatimento, até o dia 31 de março
Para garantir o desconto é necessário gerar o boleto pela internet (foto: Luís Otávio Mendonça)

Até o dia 31 de janeiro, os contribuintes de Maceió podem pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 com desconto de 15%, à vista. As guias já estão disponíveis no site da Prefeitura de Maceió.

Para garantir o desconto é necessário gerar o boleto pela internet. Para ter acesso basta clicar aqui.

PUBLICIDADE


Este ano, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) não enviará carnês para a primeira cota única e a guia digital é a única forma de regularizar o IPTU com o desconto oferecido pelo Município.

Para baixar a guia, o contribuinte deve informar o número de inscrição imobiliária ou o CPF do titular. Também é possível localizar o número de inscrição e o IPTU da propriedade pelo endereço, na ferramenta de ‘Consulta Imóveis’ aqui.

O serviço de emissão também libera um código de barras que pode ser copiado, facilitando o pagamento realizado pela internet e aplicativos bancários.

Descontos

O imposto também pode ser pago com 10% de desconto ou parcelado em dez vezes, sem abatimento, até o dia 31 de março.

O IPTU é um imposto municipal que incide sobre os imóveis localizados em áreas urbanas, edificados ou não.

Os imóveis que não estiverem com o IPTU em dia podem ser inscritos em dívida ativa, trazendo consequências para o titular como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.