Maceió, AL

30°C
Clear sky

Verde Alagoas completa 100 dias de operação com 300 empregos gerados

Empresa fará investimentos na ordem de R$ 1 bilhão na infraestrutura de saneamento, pelo período de 35 anos
Concessionária Verde Alagoas informa que gerou cerca de 300 vagas de emprego desde que assumiu a operação (fotos: assessoria)

A concessionária Verde Alagoas completa 100 dias de operação, nesta segunda-feira (9), e divulgou um balanço das atividades desenvolvidas no Litoral Norte e Zona da Mata alagoana. Segundo a empresa, em cerca de três meses, mais de 57 mil serviços comerciais e operacionais foram realizados nas duas regiões, onde residem 400 mil alagoanos. Desde que assumiu os sistemas, foram criadas cerca de 300 vagas de emprego.

“A empresa já realizou obras fundamentais para que mais moradores tenham acesso a água tratada e de qualidade”, informou a concessionária.

PUBLICIDADE


No total, a empresa se compromete a fazer investimentos na ordem de R$ 1 bilhão na infraestrutura de saneamento, pelo período de 35 anos, para ampliação e modernização de todo sistema. No Litoral Norte, por exemplo, mais de 700 metros de redes novas de água foram implantados, beneficiando áreas das cidades de São Miguel dos Milagres, Maragogi e São Luís do Quitunde.

A empresa explica que esse tipo de serviço é necessário para substituição da antiga rede que, normalmente, não é mais compatível com o número de residências atendidas.

Investimentos em novas redes de água também já começaram na região da Zona da Mata, na cidade de União dos Palmares. Neste primeiro momento, a nova rede de água beneficiará cerca 36 famílias do assentamento de Caípe com 700 metros de rede, informa.

Além de novas redes, a empresa ressalta que tem trabalho na recuperação e substituição de equipamentos e infraestrutura recebida. Foram adquiridas novas bombas, painéis eletrônicos e novas tecnologias para melhorar a operacionalização dos sistemas.

“Para garantir uma água potável e segura, o laboratório de controle de qualidade realiza diariamente a coleta de mais de 100 amostras da água, que são coletadas nos cavaletes residenciais, antes mesmo de passar pelo hidrômetro”, pontua.

“A Verde Alagoas segue todos os padrões de consumo humano, respeitando os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Ao todo, são realizadas mais 10.000 análises mensais pelos técnicos especializados”, acrescenta.

Reforço

A concessionária informa que também reforçou o plano intensivo com a limpeza corretiva e preventiva nas de redes de esgoto e limpezas preventivas nos reservatórios de água, iniciando pelas cidades de São Luís do Quitunde e Chã Preta.

“Ambas as atividades são importantes na operação, as limpezas nas redes de esgoto reduzem significativamente os casos de entupimentos nas redes, já as limpezas preventivas nas Estações de Tratamento de Água são necessárias e melhoram a qualidade da água em produção”, explica.

Além de novas redes, a empresa ressalta que tem trabalho na recuperação e substituição de equipamentos e infraestrutura recebida

Durante os 100 dias de operação, a concessionária revela que foram mais de 1.4 mil solicitações de novas ligações de água e 134 novas ligações de esgoto. Além disso, foram substituídos 172 hidrômetros a pedido dos clientes, com a religação de 53 ramais e 2 mil de cavaletes residenciais.

O setor comercial também realizou mais de 57 mil atendimentos, com diversos tipos de solicitações, que são dedicadas aos 400 mil alagoanos atendidos pelo serviço da concessionária.

No primeiro trimestre, mais de 6 mil clientes solicitaram alguma alteração cadastral, como também mais de 10 mil fizeram a emissão da segunda via da fatura. 

Alagoas

A concessionária Verde Alagoas informa que gerou cerca de 300 vagas de emprego desde que assumiu a operação, aquecendo o mercado local com oportunidades para profissionais da terra, que são ou queriam ser especializados no setor, ressalta.

“A cultura da empresa, que é formada pela parceria entre a Cymi e Aviva Ambiental, é baseada em um ambiente inclusivo e colaborativo, com respeito as pessoas e suas diferenças”, destaca.

A concessionária assegura que o social é um compromisso da empresa com o Estado.

“Hoje já são mais de 2 mil famílias alagoanas que contam com o benefício nas contas de água e esgoto da concessionária nos 27 municípios atendidos. O programa oferece desconto de cinquenta por cento (50%) nas faturas mensais para consumos medidos até 20m³”, revela.

Saiba mais

A Verde Alagoas é uma empresa formada entre Cymi e Aviva Ambiental. A concessionária assinou o Contrato de Concessão dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, com o Governo de Alagoas, para assumir os serviços de água e esgoto nos 27 municípios do Litoral Norte e da Zona da Mata, pelo período de 35 anos.

Nos primeiros 5 anos, a Verde Alagoas irá trabalhar pela universalização do sistema de abastecimento de água em todos os 27 municípios e, nos próximos 11 anos, a meta é universalizar o sistema de esgotamento sanitário.