Maceió, AL

30°C
Clear sky

Ronda no Bairro faz 5 anos e consegue redução de violência

Presença dos militares teria contribuído para redução de crimes letais e contra o patrimônio em até 80%
Militares também circulam em motocicletas pelos bairros onde o programa está inserido

O programa Ronda no Bairro, em vigor no Jacintinho, Centro, Benedito Bentes e orla marítima, completou cinco anos e com uma marca importante: a redução em até 80% nos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP).

Nas localidades onde está em vigor, não houve registros de assaltos em ônibus e a veículos particulares. “Estudos comprovam que a simples presença de um policial inibe a ocorrência de crimes”, diz o coronel Cícero Silva, comandante responsável pelo programa.

PUBLICIDADE


Com o nosso policiamento de proximidade, reforça o militar, gera-se sensação de segurança, fato que é atestado e aprovado pela população das áreas onde os militares dão plantão, incluindo a região da orla, onde se policia usando patinetes.

Policiamento das 6h às 22h30

A segurança operacional é diária, das 6h às 14h30 e das 14h30 às 22h30, por meio das patrulhas a pé, viaturas e motos. Cada equipe é formada por policiais militares ou bombeiros militares da ativa ou reserva e ainda egressos das Forças Armadas.

Para o secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira, o Ronda no Bairro é um programa muito bem avaliado pela população. “São muitos os pedidos para que seja implantado em outros municípios de Alagoas”, revela o secretário.

Essa reivindicação, informa a Agência Alagoas, pode ser atendida “em breve” pela atual gestão do Governo de Alagoas. O programa também tem parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para promoção da prevenção à violência.