Oito em cada dez (85%) empresários brasileiros devem contratar novos funcionários neste fim de ano. O cálculo é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
De acordo com o estudo, a Copa do Mundo e as datas comemorativas do fim de ano, como Black Friday e Natal, são as responsáveis pela elevação do número de contratações para o período.
Conforme a série histórica da CNC, iniciada em 2011, esse será o maior volume de contratações já feitas pelo comércio varejista brasileiro entre os meses de novembro e dezembro; claro, desde que a projeção se confirme.
O comércio varejista movimentou na Black Friday mais de R$ 4,2 bilhões. Esse foi o maior faturamento desde 2010, quando a data passou a ser incorporada no calendário do varejo nacional.
Natal
Para o Natal, a CNC projeta uma contratação de 109,4 mil trabalhadores temporários, maior número em nove anos. A expectativa é de que 11% sejam efetivados.
A pesquisa aponta, ainda, que dos 85% dos empresários que afirmaram contratar neste fim de ano, 21% devem “aumentar muito” o quadro de funcionários. Já 64% esperam “aumentar pouco” o número de colaboradores até dezembro de 2022.