Maceió, AL

30°C
Clear sky

Projetos de AL se destacam na Feira Brasileira de Iniciação Científica

Equipes da Rede Sesi ficaram em 1º lugar nas categorias Engenharia e suas Aplicações e Ciências Agrárias
Equipe vencedora do Benedito Bentes apresentou o projeto Raintasc, uma tecnologia assistiva que facilita a locomoção de cadeirantes na chuva (fotos: divulgação)

Três projetos inovadores da Rede Sesi de Educação Básica em Alagoas conquistaram reconhecimento nacional com iniciativas que tratam de temas como acessibilidade, uso da biomassa e de reutilização de resíduos eletrônicos. Equipes das escolas Sesi Senai Benedito Bentes e Sesi Cambona ficaram em 1º lugar, respectivamente, nas categorias “Engenharia e suas Aplicações” e “Ciências Agrárias”, da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic).

Outro projeto do Benedito Bentes conquistou um Prêmio Destaque. A Febic foi realizada na cidade de Pomerode-SC. A Feira é promovida pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), de Jaraguá do Sul (SC), em parceria com organizações públicas e privadas.

PUBLICIDADE


A equipe vencedora do Benedito Bentes apresentou o projeto Raintasc, uma tecnologia assistiva que facilita a locomoção de cadeirantes na chuva. A ideia vem sendo desenvolvida pelos alunos Arthur de Oliveira Santos, Fernanda Vittorya Pimentel Tavares e Vinícius Santana Martins.

“É um sentimento indescritível, muita gratidão e satisfação pelo resultado alcançado em decorrência do comprometimento de toda equipe com o processo de desenvolvimento do projeto que ainda está em andamento”, ressaltou a professora Ana Maria Aquino, que orienta a turma.

Já o projeto da Escola Sesi Cambona é intitulado “Utilização da biomassa para o retardo da desertificação do solo”. O objetivo é desenvolver um produto ecológico sintetizado com esta finalidade. A equipe é formada pelos alunos Beatriz de Araújo Pulcino, Jhonata Augusto Silva e Emilly Karolliny Cardozo da Fonseca.

Projeto da Escola Sesi Cambona é intitulado “Utilização da biomassa para o retardo da desertificação do solo”

De acordo com a professora orientadora, Andrea Silva Souza, o sentimento da conquista foi de reconhecimento à seriedade com a qual os alunos desenvolvem o projeto há um ano. “A experiência nos proporcionou a continuar no caminho certo e a desenvolver com excelência projetos de iniciação científica em nossa escola”, disse.

Também da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, o projeto Tecnologias Brundtland, que tem como objetivo a extração de silício de resíduos eletrônicos para construção de células fotovoltaicas, foi reconhecido como Destaque em Melhor Registro de Pesquisa.

“Ficamos muito surpresos e gratos com o reconhecimento”, ressaltou a professora Karolyne Camile, que orientou os alunos Kauã de Araujo Xavier, Carlos Vinicius Farias da Silva e Glaucos Antonio Cavalcante Costa.