A Casa de Ranquines, que atende a população em situação de rua na capital alagoana, será beneficiada com o repasse de R$ 1.050.000,00, viabilizados por meio de termo de fomento firmado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A Pasta informa que o valor será usado para manter e ampliar o atendimento das pessoas em situação de rua em Maceió, com o objetivo de prevenir o agravamento da situação de vulnerabilidade, por meio de atividades de autocuidado voltadas à higiene pessoal, além de rodas de conversas e atendimentos individualizados.
O termo de fomento, decorrente de emenda parlamentar federal, tem duração de seis meses, prorrogáveis por mais seis, e traça um plano com todas as atividades que serão realizadas pela instituição não-governamental (ONG) no trato das pessoas em situação de rua.
“É de extrema importância a manutenção e a ampliação desse serviço da Casa de Ranquines para a população em situação de rua, visto que nós temos a necessidade de que essas pessoas tenham mais vagas de acolhimento e acesso aos atendimentos necessários”, destacou a diretora de Proteção Social Especial da Semas, Tatiana Bóia.
Atualmente, a Casa de Ranquines já atende quase 400 pessoas de forma permanente pelo período de até seis meses. Elas recebem, além do acolhimento, alimentação, serviços de saúde, educação e encaminhamento ao mercado de trabalho. A ONG assiste, ainda, outras 500 pessoas com a distribuição de refeições e outros cuidados.