Maceió, AL

30°C
Clear sky

Maceió inicia aulas do programa que alfabetiza trabalhadores da construção

Matrículas serão feitas pela Semed nas obras em que os operários atuam, facilitando a retomada dos estudos
Celmiro: "Eu estou me sentindo muito feliz de poder retomar meus estudos e sinto que é um impulso para novas oportunidades" (foto: Daniel Marinho/Ascom Semed)

Promover a alfabetização de trabalhadores da construção civil de Maceió. Esse é o propósito do programa Escola vai até você. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que já iniciou as aulas da primeira turma.

Elas acontecerão todos os dias da semana, após o expediente de trabalho, com todo suporte pedagógico oferecido pela Pasta.

PUBLICIDADE


O coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Ricardo Almeida, ressalta que promover a alfabetização desses profissionais é muito importante para o projeto de vida deles, já que muitos começam a trabalhar muito cedo e não tiveram oportunidade para estudar.

“É importante continuar o trabalho do Escola vai até você, porque nós vamos ofertar educação de qualidade no local do trabalho deles, ou próximo dessas obras. Sabemos que o dia a dia é muito cansativo, que muitas vezes os trabalhadores não têm tempo e disponibilidade de ir até a escola, então, oferecer educação num local próximo do trabalho facilita bastante o processo e dá a possibilidade para eles terminarem seus estudos”, informou.

Objetivo

O programa Escola vai até você da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) tem o objetivo de combater a evasão escolar desses trabalhadores. As matrículas serão feitas pela Semed nas obras em que os operários atuam

Os alunos serão atendidos com profissionais, material didático e proposta pedagógica da Semed e terão a oportunidade de resgatar a possibilidade de traçarem novos objetivos.

O coordenador ressalta, ainda, que foram entregues, como forma de incentivo para os novos estudantes, alguns materiais escolares para os alunos que serão matriculados e alfabetizados pela Escola Municipal Padre Pinho.

Um dos matriculandos que recebeu o material, Celmiro da Conceição, conta que essa é uma oportunidade única para a sua vida.

“Eu estou me sentindo muito feliz de poder retomar meus estudos e sinto que é um impulso para novas oportunidades. Eu vou me dedicar, porquê tenho vontade de aprender”, contou.