Empresas do setor de serviços de Alagoas contrataram cerca de R$ 240 milhões com o Banco do Nordeste, entre janeiro e outubro de 2022. Do total, 45% foram destinados ao segmento de turismo, na capital e no interior.
Empreendimentos da área de saúde também demandaram por parcela significativa dessas transações, somando 10% dos recursos financiados. Já as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 34% do crédito ao segmento.
Do total contratado, 88,7% foram destinados para construção de novas empresas, ampliação e relocalização, e 11% para capital de giro. Em sua maioria, essas operações foram realizadas nas agências de Maceió e das unidades de Arapiraca e Maragogi.
Para o superintendente estadual do BNB em Alagoas, Sidinei Reis, os produtos do banco voltados ao setor oferecem as menores taxas do mercado e podem ser destinadas às diversas necessidades do empresariado.
“Nossos produtos de crédito para o setor de serviços podem ser utilizados para aquisição de bens de capital e implantação, modernização, reforma, relocalização ou ampliação dos empreendimentos, incluindo o capital de giro”, esclarece.
O gestor destaca o bom desempenho dos serviços na economia do estado e cita levantamento recente realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta crescimento de 5% no setor, em Alagoas, no mês de agosto.
Na comparação com mesmo mês do ano anterior, o aumento foi de 12,7%. Nos últimos 12 meses, o volume de serviços cresceu 20,1%.
A análise dos dados de contratação feita pela Superintendência Estadual do BNB revela também que, no período observado, 27,5% dos valores financiados para o setor foram das linhas do chamado crédito verde, voltadas a projetos de responsabilidade ambiental, a exemplo dos que incluem utilização de energias renováveis.