O Sebrae Alagoas abriu, nesta sexta-feira (28), as inscrições para o Edital de Distribuição de Obras Audiovisuais. A finalidade é apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis), projetos que tenham como objetivo distribuir obras audiovisuais.
Ao todo, serão destinados R$ 500 mil, distribuídos em até 14 projetos de empresas alagoanas produtoras de produtos audiovisuais, nos formatos de séries, curtas-metragens, longas-metragens ou telefilmes
De acordo com o edital, as obras devem atender aos três requisitos: Formato – obras seriadas, curtas-metragens, longas-metragens ou telefilmes; Gênero – animação, documentário, ficção ou multilinguagem; Estágios de Produção – em produção, finalizado (inédito) e finalizado (catálogo).
Na seleção, serão avaliados os seguintes critérios nos projetos: qualidade do projeto – Qualidades técnicas e artísticas da obra que possibilitem sua exibição; qualidade do plano de Distribuição da Obra – diversidade na estratégia e adequação orçamentária ao plano proposto e aprovação em festivais – avalia se a obra já foi selecionada em festivais e mostra nacionais e internacionais.
Também será avaliado o potencial empreendedor do projeto, considerando a apresentação de estratégias de ganho mercadológico, como plano de marketing e comunicação, contratação de especialistas em mercado e/ou participação em eventos de negócios.
Auxílio
A analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Débora Lima, destaca a importância do edital para incentivar a distribuição de produções audiovisuais locais e fortalecer o setor em Alagoas, que vem ganhando notoriedade no cenário da produção audiovisual nacional, com importantes incentivos para a produção nos últimos anos.
“O edital vem auxiliar estes empreendedores a promoverem a distribuição de suas obras, incentivando o acesso a mercado e geração de negócios. Pretendemos auxiliar financeiramente estes empreendedores a levarem a produção alagoana a nível nacional e internacional, fortalecendo a economia criativa e todas as possibilidades de geração de negócios possíveis por meio do audiovisual”, afirma Débora Lima.
Ainda segundo a analista, o edital faz parte de uma das ações da segunda edição do Projeto Regional Nordeste da Economia Criativa, realizado em conjuntos com os nove estados da região.
O edital e seus anexos podem ser acessados na íntegra no seguinte site: https://www.sympla.com.br/evento/edital-de-distribuicao-de-obras-audiovisuais/1770032.