Na cantina do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), os produtos à venda são in natura e preparados segundo princípios de uma culinária eticamente responsável e com redução de açúcar, de farinha branca e substituição de refrigerantes por sucos naturais.
Os alimentos provêm das roças a que estão vinculadas as oito agricultoras familiares responsáveis pela gestão do espaço, vinculado ao projeto Quiosque Cozinha do Campo, focado na Economia Solidária e coordenado pelo professor Marconi Tabosa desde 2018.
O projeto teve início como um ponto de comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar da cidade de Igaci, município próximo ao campus da Ufal em Arapiraca. No princípio, agricultores tinham estrutura menor. Agora, comercializam na cantina.
“É uma experiência de organização coletiva do trabalho, que desenvolve metodologias para o amadurecimento de modelos autogestionários de organização da produção, entre trabalhadores de movimentos populares”, avalia o professor Marconi Tabosa.
A iniciativa está atrelada à Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Ites). O projeto deve ser expandido para as unidades Penedo e Palmeira dos Índios. Para o professor Marconi Andrade, esta inciativa cria um modelo que pode ser replicado nos demais espaços de comercialização da Ufal.