Maceió, AL

30°C
Clear sky

Pilar tem 4 atletas no pódio do Brasileiro e Norte-Nordeste de Wrestling

Lutadores são alunos das escolas municipais Renato de Mendonça e Nossa Senhora do Pilar; eles trouxeram 9 medalhas, sendo 3 de ouro
Modalidade olímpica segue conquistando adeptos no Pilar (fotos: Ascom Pilar)

Quatro atletas pilarenses subiram ao pódio, no último final de semana, em duas competições nacionais ‘de peso’: o Circuito Norte-Nordeste e o Campeonato Brasileiro Infantil de Wrestling, ambos realizados em Campina Grande-PB. Ao todo, eles trouxeram nove medalhas, sendo três de ouro.

Os lutadores são alunos das escolas municipais Renato de Mendonça e Nossa Senhora do Pilar. Todos praticam o wrestling – modalidade olímpica que segue conquistando adeptos no Pilar – no Complexo Esportivo Professor Edson Maia, o maior do estado.

PUBLICIDADE


Júlio César, da Escola Renato de Mendonça, foi o grande destaque ao faturar dois títulos. Foi campeão brasileiro e campeão norte-nordeste no estilo greco-romano. Como se não bastasse, ele ainda competiu no estilo livre e ficou com a medalha de prata no Brasileiro e no Norte-Nordeste.

Para Ana Karla Farias, professora de wrestling do complexo esportivo do Pilar, os resultados superaram todas as expectativas.

“O wrestling ainda é uma modalidade pouco praticada em Alagoas. Além do mais, esta foi a primeira vez de todos eles nesse tipo de competição. O Pilar sai à frente das outras cidades porque investe verdadeiramente na luta olímpica e já começa a colher bons frutos”, afirma a professora.

“Só tenho a agradecer às equipes do complexo esportivo e da Secretaria Municipal de Educação por apostarem na modalidade e acreditarem no potencial desses atletas. E isso é só o começo”, afirma Karla.

Ela informa que seis pilarenses já começaram a se preparar para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que acontecem entre os dias 09 e 14 de novembro, no Rio de Janeiro.

O prefeito do Pilar, Renato Filho, assegurou que o esporte seguirá entre as prioridades da atual gestão.

“Vamos continuar apoiando os nossos atletas para que eles possam ir cada vez mais longe. Podem contar sempre conosco”, garantiu.

Wrestiling 

De acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o termo inglês “wrestiling” dá nome ao torneio de luta olímpico, tanto na modalidade greco-romana como no estilo livre. Wrestiling quer dizer o princípio da luta: segurar, prender, imobilizar.

Ainda segundo o COB, as lutas misturam a força e a destreza dos atletas, em um combate entre dois adversários que têm como objetivo controlar os movimentos do rival, forçando-o a encostar suas costas no chão.

Atletas subiram ao pódio no Circuito Norte-Nordeste e no Campeonato Brasileiro Infantil de Wrestling, ambos realizados em Campina Grande-PB

O praticante precisa usar todo seu potencial físico e psicológico para conseguir sair vencedor. No programa olímpico o esporte é dividido em duas modalidades: Estilo Livre e Greco-Romano.

Confira, abaixo, os demais medalhistas:

  • Jhonny Willian (Escola Renato de Mendonça)

– 3º colocado no Norte-Nordeste, estilo grego-romano

  • Ronaldo Nascimento (Escola Nossa Senhora do Pilar)

– campeão norte-nordeste, estilo grego-romano

– 3º colocado no Norte-Nordeste, estilo livre

  • Guilherme Miller (Escola Nossa Senhora do Pilar)

– vice-campeão norte-nordeste, estilos livre e greco-romano