Maceió, AL

30°C
Clear sky

Fundador de Arapiraca protagoniza jogo eletrônico criado por estudantes

Manoel André é o personagem central do game, que envolve, ainda, pontos turísticos da maior cidade do interior de AL
Jogo “Manoelzinho e a escola inteligente” foi criado por estudantes de escola pública municipal de Arapiraca (foto: Daniel Ferreira)

Cinco alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Fernando Collor de Mello, no povoado Canaã, na área rural de Arapiraca, criaram um game inédito tendo como principal personagem o fundador do município, Manoel André. O jogo eletrônico envolve, ainda, pontos históricos e turísticos da maior cidade do interior de Alagoas.

O jogo “Manoelzinho e a escola inteligente” foi desenvolvido durante três meses de atividades em sala de aula, pelos estudantes Lucas Emanoel Gomes, de 14 anos; Kleyton Rosa dos Santos, 16; Maxuel da Silva Félix, 16; Everton Bezerra da Silva, 15, e Maria Vitória de Lima,16; todos sob a coordenação do professor de Matemática Daniel Ferreira.

PUBLICIDADE


O game de aventuras é similar ao Super Mário, jogo consagrado mundialmente. Manoelzinho busca os livros sagrados, que estão nos principais pontos turísticos da cidade.

A cada fase, o nível de dificuldades do jogo se eleva e, conforme cada jogador encontra um livro sagrado, com as disciplinas que estudam na escola, a pontuação vai aumentando.

O professor de Matemática Daniel Ferreira revela que a ideia de criação do game surgiu com a proposta de integrar o mundo da programação digital durante as atividades e mudar a rotina tradicional em sala de aula.

“Eles aceitaram a missão. A aluna Vitória desenvolveu o roteiro da história e o grupo criou os cenários e os desafios no jogo”, explica.

Capacidade

Daniel Ferreira diz que a experiência como programador digital foi importante para conduzir os alunos com a aplicação dos códigos avançados.

Ele frisa que o aluno Kleyton Rosa fez o curso básico comunitário de Informática e os outros estudantes do grupo aprenderam os procedimentos durante o desenvolvimento do game.

Ideia de criação do game surgiu com a proposta de integrar o mundo da programação digital durante as atividades e mudar a rotina tradicional em sala de aula (reprodução)

Ainda de acordo com o professor da Escola Municipal, o projeto recebeu o apoio do diretor Anderson e demais servidores da unidade de ensino.

“Nossa meta, agora, é buscar recursos financeiros para ampliar nossa capacidade tecnológica, continuar os estudos em tecnologia de programação para publicar e distribuir gratuitamente o game nas plataformas de download “, complementa Daniel Ferreira.